A oliveira é uma árvore muito significativa em várias culturas e tem um simbolismo vasto em diversas tradições. Oliveira vem de oliva que é o fruto da arvore. A oliva é consumida em conservas, como azeitonas, ou em azeite. O azeite é usado, principalmente, na região mediterrânea.

Mas essa árvore possui vários significados e simbolismos, como por exemplo a paz e reconciliação. Esse simbolismo se originou há centenas de anos, como a tradição de oferecer ramos de oliveira como símbolo de paz após conflitos e guerras. O ramo de oliveira é muitas vezes associado à paz no mundo.

A oliveira é uma árvore frondosa, com raízes fortes, que sobrevive, muitas vezes, em condições precárias, mas que pode viver por séculos, às vezes, até mesmo milênios, simbolizando a longevidade e a durabilidade.

Outra característica é a capacidade da oliveira brotar mesmo após ser cortada ou podada. Isso a torna um símbolo de renovação e esperança, representando a capacidade de se recuperar e prosperar após sofrer desafios ou dificuldades.

Imagens Pixabay

O Monte das Oliveiras é de grande importância na história religiosa, especialmente para o judaísmo e o cristianismo.  Localizado a leste de Jerusalém, ele é mencionado diversas vezes nas Escrituras Sagradas e está intimamente ligado a eventos significativos. O nome deriva do fato de que essa colina era coberta de oliveiras.

Na Bíblia, este local é mencionado em diversos momentos importantes, como por exemplo, a ascensão de Jesus. O livro de Atos dos Apóstolos relata que Jesus ascendeu aos céus a partir do Monte das Oliveiras, após a sua ressurreição. Isso é considerado um dos momentos cruciais na história do cristianismo.

O Sermão da Montanha, que foi proferido no Monte das Oliveiras é frequentemente associado ao “Sermão da Montanha”, onde Jesus proferiu ensinamentos importantes registrados no Evangelho de Mateus.

Foi no Jardim Getsêmani, que fica próximo ao Monte das Oliveiras, que Jesus orou momentos antes de sua prisão e crucificação.

Jesus, também, fez profecias sobre o seu retorno à terra, que seria no Monte das Oliveiras, conforme mencionado no livro de Mateus. Além disso, o Monte das Oliveiras é mencionado no Antigo Testamento, onde é referido em eventos ligados à história judaica, como a fuga do rei Davi e sua lamentação pela destruição de Jerusalém.

Hoje, o Monte das Oliveiras, é um local de grande importância religiosa, com igrejas, capelas e cemitérios que atraem peregrinos de todo o mundo. Ele oferece uma vista única da Cidade Velha de Jerusalém e do Monte do Templo, tornando-se um local de contemplação, oração e reflexão para muitos.

A árvore de oliveira pode ser considerada, também, como um símbolo de genealogia, representando suas fortes raízes sustentando seus ramos crescentes.

Portanto, a oliveira é uma árvore forte e frondoza, que simboliza paz, renovação, esperança, história e legado.

*Rodrigo da Costa é jornalista, advogado e especialista em Direito Internacional e Humanos

Leave a Reply